(19) 98156-3410
contato@proimprensa.com.br








Dia do Amigo: cães auxiliam na recuperação de adultos e crianças internadas

19/07/2024

Sorriso no rosto da pequena paciente Jade ilumina a sala enquanto ela recebe a visita especial de um pet Foto: Divulgação

A recuperação de pessoas internados tem uma ferramenta poderosa, que ganha mais destaque neste Dia do Amigo (20/7). É a visita de animais, projeto que impacta positivamente a saúde emocional de pacientes, familiares e corpo clínico.

A Pet Terapia traz inúmeros benefícios, que vão da melhora da pressão arterial e do funcionamento de órgãos vitais à redução do estresse causado pela internação.

Em alusão ao Dia do Amigo, o Hospital Medical, da Hapvida NotreDame Intermédica, em Limeira (SP), recebeu, nesta sexta-feira (19/7), Rebeca, de 5 anos, e Valentina, de 4, cadelinhas da raça Bernese, conhecida por ser ótima companheira. A visita foi acompanhada por crianças e adultos internados, bem como por seus familiares.

"Ter um amigo de quatro patas é naturalmente um grande estímulo à saúde física e mental. Em um ambiente hospitalar, a visita dos animais de estimação ajuda na recuperação dos pacientes, uma vez que diminui a ansiedade, assim como proporciona um momento de distração, prazer e diversão", afirma Franciane Gonçalves, diretora-executiva de Acolhimento e Bem-Estar do Cliente.

Momentos de felicidade

O acolhimento nesse formato ganha força. "No contato, os pacientes se sentem felizes, mesmo diante das tristezas que uma internação ocasiona", conta a médica Soraia Drago Menconi, coordenadora da UTI Infantil da Hapvida NDI em Limeira.

"Senti que Rebeca e Valentina se mantiveram bem tranquilas durante as visitas", avalia Soraia, que é tutora dos cães. Foi o caso do encontro com a paciente Jade Lima Viana, que estava ao lado da mãe Daniela e da médica Soraia.

A técnica terapêutica utiliza pets treinados, podendo ser animais como cavalos, ovelhas, gatos e coelhos. Todas as recomendações de segurança sanitária são seguidas pela Hapvida NDI, sendo que a área de Assistência Social atua para que a visitação ocorra.

O acolhimento pode também incluir animais de estimação do próprio paciente. Para isso, é necessária a liberação por parte do veterinário responsável.

Fale conosco

(19) 98156-3410 Limeira – SP contato@proimprensa.com.br Facebook Instagram Linkedin Twitter