Pacientes que realizam procedimento quimioterápico têm, no acolhimento, uma das principais estratégias que contribuem para a cura. Realizar tarefas do cotidiano ajudam no tratamento, como a sessão de cinema realizada nesta quinta-feira, dia 9 de maio, no hospital Medical, em Limeira.
Todos os pacientes puderam assistir ao filme de animação "Red: crescer é uma fera", com direito a pipoca. A sessão de cinema foi em alusão ao Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, 12. O filme relata o relacionamento de uma mãe e sua filha e a importância do olhar feminino na família.
Isabel Batista vai comemorar duplamente a data. Nesta quinta-feira, fez sua última quimioterapia, com direito a tocar o Sino de Superação pelo encerramento desta etapa de tratamento contra o câncer.
"Sou mãe de dois filhos e avó. Posso dizer que passei por uma fase de muitas dúvidas e até mesmo de revolta. Mas o amor e a fé me ajudaram a superar tudo isso", disse Isabel.
O acolhimento influencia os resultados, acredita ela. "Sinto o amor das pessoas que trabalham em setores como a quimioterapia. Para quem faz tratamento, isso é fundamental", avalia.
Laços entre mães e filhos
Daniana Rita, enfermeira e coordenadora de Oncologia do hospital, tem a mesma opinião. O relacionamento pessoal ganha força em períodos como esses. "Os laços entre mães e filhos ajudam os pacientes a superarem os obstáculos", destaca a enfermeira.
As ações em datas especiais envolvem as áreas especializadas e o Serviço Social do hospital. Até domingo, haverá música ao vivo e entrega de porta-retratos às mães. A sala de Oncologia e a UTI Neonatal, entre outros pontos do hospital, receberam decoração especial. Tudo segue as normas hospitalares.
Samara Sedano, mãe de dois filhos, iniciou em janeiro o tratamento contra o câncer de mama. "Gosto muito das atividades diferentes ao longo do tratamento, como a sessão de cinema. Isso aumenta o envolvimento entre as pessoas, humanizando esse período cheio de desafios", contou.
Coube a Isabel Batista encerrar, enviando uma mensagem a todas as mães: "que tenham muita paz e saúde".