(19) 98156-3410








3 motivos para você rever as compras na sua empresa

31/05/2022

Use os recursos da tecnologia para monitorar e mensurar as operações Foto: Divulgação

Um dos temas mais levantados pelos associados do Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira (SINCAF) envolve a questão das compras na empresa. Ultimamente, índices de inflação em níveis elevados alimentam a questão.

Porém, a gestão de compras representa um conjunto de estratégias e medidas que deve ser adotado sempre, não importando o cenário econômico do país. E sabemos também que compras eficazes impactam positivamente nos resultados da empresa.

Em grande parte, o lucro de uma empresa resulta do processo de compras, pois as vendas estão atreladas aos preços da concorrência.

Especialistas apontam que a gestão de compras na Construção deve-se guiar por um objetivo: a redução de estoques. Estoques calibrados com o cotidiano da empresa trazem 3 benefícios diretos:

. Economia de capital de giro;

. Redução de desperdícios;

. e aprimoramento da gestão de compras.

Os benefícios podem ser entendidos pelo processo. Geralmente, a compra numa empresa começa com um orçamento de custos. Quantitativos de materiais e serviços devem ser bem claros.

Material efetivamente usado

Atrelar aquisições ao cronograma da obra é fundamental. Técnicos estimam que 30% dos gastos nas obras estão associados ao desperdício de materiais. E parte deles ocorre no armazenamento.

Estamos preparando um post para falar sobre a economia gerada com a gestão dos materiais, o que reduz desperdícios. Em breve estará aqui no site.

Tenha fornecedores estratégicos

A compra em fabricantes é uma alternativa. Se não for possível, desenvolva fornecedores estratégicos, que, nessa parceria, entendam também as necessidades da sua empresa quanto aos prazos de pagamento e entrega.

Na entrega, avalie também a questão logística.

Sem compras emergenciais

Trabalhe para que todos dentro da empresa se planejem, evitando as compras emergenciais. Transmitir aos colaboradores de outras áreas as dificuldades nas “emergências” aprimora o processo. Estar ligado nas novidades em materiais também é importante.

Ao mesmo tempo, os compradores devem ouvir as demandas internas, que podem ser compartilhadas com os fornecedores – gerando parcerias mais eficazes.

Comprador capacitado

Incentive o comprador a participar de cursos e treinamentos da área. Se possível, insira metas de redução no valor final das compras, em patamares reais.

Materiais devem apresentar bom custo-benefício, focando na qualidade. Muitas vezes, o benefício virá a médio prazo, evitando “o barato que sai caro”.

E use os recursos da tecnologia para monitorar e mensurar as operações.

Tem outras dúvidas? Fale conosco – [email protected].

Fale conosco

(19) 98156-3410 Limeira – SP [email protected] Facebook Instagram Linkedin Twitter