(19) 98156-3410








5 cuidados na hora de comprar um moinho de martelos. Gerar menos poeira é um deles

07/06/2023

O moinho pode ser empregado na redução do tamanho da rocha Foto: Divulgação

O moinho de martelos é um equipamento utilizado na mineração para a produção de materiais finos. A lista inclui talco e calcário para fins agrícolas, entre outros itens.

Na hora da aquisição de uma máquina desse tipo, a mineradora precisa estar bem segura quanto ao modelo a ser escolhido.

Nesse artigo, vamos apresentar cinco pontos que precisam ser avaliados. Um deles é a redução da poeira na operação, melhoria obtida pela Máquinas Furlan ao desenvolver o Moinho de Martelos modelo MM80F1.

Redução de custos com peças de desgaste e fácil manutenção são outros benefícios desse modelo. Confira.

Como funciona o moinho de martelos?

A partir da extração, o beneficiamento numa planta de mineração requer diferentes estágios de cominuição e tipos de máquinas. Uma delas são os moinhos de martelos.

O moinho é responsável por retirar o minério valioso misturado com outros tipos de rocha. Ele também pode ser empregado na redução do tamanho da rocha.

Mas como funciona um moinho de martelos? Basicamente, ele tem um eixo horizontal girando em alta rotação com vários discos acoplados que servem para a fixação dos martelos. No interior, os martelos giram e atuam de forma articulada, impactando o minério que chega. A fragmentação ocorre no choque com os martelos e com a superfície interna do equipamento.

5 pontos decisivos na escolha do moinho de martelos

Na Furlan, o desenvolvimento do projeto do Moinho de Martelos MM80F1 envolveu profissionais de diferentes áreas. Porém, o objetivo é único: gerar melhorias em um equipamento que traga benefícios ao cliente, operadores e meio ambiente.

O sucesso do cliente na mineração envolve, por exemplo, a redução dos custos operacionais, maior produtividade e melhores condições de trabalho. Daí surgiu o modelo MM80F1, indicado para processar materiais de baixa abrasividade. Partículas finas são seus produtos finais – como gesso, calcário agrícola, carvão e talco.

Outra indicação é o uso em áreas de garimpo.

Então, podemos dizer que as cinco principais vantagens do modelo MM80F1 se associam ao que uma mineradora deve buscar num moinho de martelos. Confira esses pontos.

1. Menor emissão de poeira

Esse benefício resulta do minucioso cuidado com o dimensionamento dos Moinhos de Martelos para mineração. Placas de aço manganês revestem a estrutura do equipamento Furlan.

O circuito fechado de ar do equipamento reduz a emissão de poeira. O ar que circula pelas grelhas tem um fluxo de retorno à boca de alimentação. Assim, fecha-se o circuito. Os vãos das grelhas ficam desobstruídos, o que permite aumentar a produção.

Ao lado da busca por menos quebras de equipamentos, gestores e operadores colocam a redução da poeira como um dos principais desafios na planta de uma mineradora.

2. Melhor aproveitamento dos martelos e das grelhas

O MM80F1 tem martelos e grelhas fabricados em aço de liga especial Furlan. Os martelos foram dispostos de forma simétrica, o que permite melhor aproveitamento de suas faces de desgaste.

E sabemos que, hoje, peças de desgaste representam um item importante na planilha de custos da indústria. A redução de custos impacta positivamente na lucratividade da operação industrial.

3. Produtividade é outro benefício

O time Furlan também analisa, de forma personalizada, o projeto e os objetivos do cliente. Esse detalhamento pode gerar, por exemplo, uma sugestão de que a indústria adote dois motores no moinho, o que amplia a capacidade de produção. A máquina sai de fábrica com a configuração ideal.

4. Manutenção mais fácil

Componentes melhor aproveitados fazem com que o equipamento fique mais tempo trabalhando.

Os diferentes estágios de regulagem dos martelos no rotor permitem ganho de durabilidade dos componentes. Constatado o desgaste natural, as peças podem ser reposicionadas próximas das grelhas, podendo executar, com eficiência, o processamento das rochas.

Eventuais trocas e regulagens internas são executadas com rapidez. O sistema de abertura apresenta um macaco hidráulico e duas tampas articuladas, que, instalados de forma independente, facilitam a manutenção.

5. Maior tempo em operação

Esses avanços não significam que o monitoramento das condições do equipamento deva ser deixado de lado. Vamos recordar esse post no qual falamos da importância da manutenção numa mineradora, com 8 práticas importantes que ajudam a evitar paradas não programadas.

Porém, seguidos os parâmetros, podemos acreditar sim que o melhor aproveitamento de peças de desgaste e a fácil manutenção contribuem para a maior eficiência do MM80F1.

A linha MM ainda pode vir acompanhada de opcionais, como base metálica, bica de descarga, sistema de alimentação e filtro de mangas, também fornecidos pela Furlan.

Fornecedor de equipamentos que tenha experiência

Reforçamos essa questão porque a mineradora, quando investe em seus ativos, deve buscar um fornecedor que tenha experiência no segmento e que aprimore constantemente a qualidade dos seus produtos.

A Furlan tem 61 anos de atuação e é uma das líderes no fornecimento para mineradoras. São 150 modelos de máquinas em seu catálogo. Também tem uma moderna Fundição, que atua com mais de 12.000 modelos de peças de desgaste e reposição.

Então, fale conosco e conheça como o Moinho de Martelos MM80F1 pode melhorar seus resultados.

Clique aqui.

Texto desenvolvido pela ProImprensa Comunicação para o blog Minerando, mantido pela empresa Máquinas Furlan e que traz dicas sobre equipamentos e peças para mineradoras. Veja aqui a publicação no blog.

Fale conosco

(19) 98156-3410 Limeira – SP [email protected] Facebook Instagram Linkedin Twitter