(19) 98156-3410








Adiamento do uso dos insumos agrícolas: quais cuidados devo ter?

25/08/2023

Calcário corrige a acidez do solo Foto: Divulgação

O agricultor vive um dilema esse ano, com os custos gerados pelos insumos que apresentam os preços dolarizados. Porém, a agenda deve seguir também as recomendações dos engenheiros agrônomos, que apontam as etapas no trato do solo.

No caso da correção de acidez, aplicar calcário com pelo menos 60 dias de antecedência, geralmente, é o mais recomendável. Depois, deve vir o fertilizante. O uso do calcário antes faz com que o adubo mineral apresente maior rendimento.

Outro ponto importante é a questão da disponibilidade do insumo. Algumas empresas podem ter dificuldades diante do aumento no número de pedidos de última hora. Também há a questão do frete, já que o envio de cargas em um curto espaço de tempo tende a ser mais caro.

Os últimos relatos recentes apontam que o problema se remete ainda ao fornecimento, principalmente de fertilizantes e defensivos, nos últimos anos. O conflito entre Rússia e Ucrânia deixou o mercado bastante instável, notadamente para nações como o Brasil – que importa a maior parte dos componentes do adubo.

A variação cambial dos preços dos insumos afeta o agronegócio. Um dos cultivos afetados é a cana-de-açúcar, com plantio extensivo no estado de São Paulo. O adiamento na aquisição desses insumos também traz problemas para o cronograma de plantio da área.

São Paulo lidera a produção nacional de cana por estado e concentra mais da metade de toda a área plantada no País. São 5,5 milhões hectares e 425,6 milhões de toneladas de cana.

O agrônomo deve ser envolvido nessa conversa. A necessidade de correção de acidez do solo está diretamente atrelada à otimização do aproveitamento da adubação mineral. Vale ressaltar que esses processos devem ser antecedidos pela análise laboratorial do solo.

Adubo desperdiçado

A adubação em solo ácido é desperdício, reforça o engenheiro agrônomo Jairo Hanasiro. Especialista em fertilidade do solo, Jairo participou de podcast organizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal). Ainda reforçou que o calcário não substitui o fertilizante, devendo ser utilizados em conjunto – após orientação técnica.

O podcast está nesse link, sendo um material bem interessante para ser visto pelo agricultor. Caso você prefira assistir somente aos temas citados acima, seguem as minutagens:

. Adubação em solo ácido – a partir de 16min43seg

. Calcário não substitui fertilizante – a partir de 17min57seg.

Fale conosco

(19) 98156-3410 Limeira – SP [email protected] Facebook Instagram Linkedin Twitter