(19) 98156-3410








Análise tática será decisiva no Brasileirão desse ano, diz especialista

12/04/2024

André acumula experiência no futebol paulista e mineiro Foto: Divulgação

O uso de dados está cada vez mais presente no futebol. Ao mesmo tempo, esse tipo de atividade se tornou ainda mais valiosa, quando os dados são analisados e geram informações estratégicas para as equipes ganharem seus jogos.

Exemplo disso foi a última Copa São Paulo de Futebol Júnior. O analista tático André Guilherme avaliou os atletas do Aster Itaquá e o comportamento dos adversários. Na fase de mata-mata, o Aster se viu diante do poderoso Palmeiras, que coleciona títulos também nas categorias de base.

“Notamos que um dos atacantes do Palmeiras não voltava para ajudar na marcação, quando a equipe adversária tinha a posse de bola. Essa situação acontecia principalmente quando o ataque adversário ocorria pelo lado contrário da faixa de campo em que esse jogador atuava”, conta André.

Surgia uma oportunidade, que foi informada à comissão técnica do Aster, em reunião antes da partida. O treinador citou a situação na preleção aos seus atletas e, numa virada de bola, surgiu a jogada que terminou no gol do Aster que eliminou o Palmeiras da competição.

Situações como essas serão cada vez mais comuns até mesmo no próximo Campeonato Brasileiro, que começa no dia 13 de abril em sistema de pontos corridos. “Os jogos do Brasileirão, em suas várias divisões, tendem a ser muito competitivos. Resultados serão definidos a partir de detalhes que conseguimos levantar fazendo a análise”, afirma André.

Embora tenha apenas 29 anos de idade, André acumula experiência no futebol paulista e mineiro. Começou a carreira em 2015 na Inter de Limeira, participando como supervisor de futebol. Também foi vice-presidente do clube, colaborando com a gestão até 2018, período em que o time de Limeira conseguiu o acesso para a Série A2 do Campeonato Paulista e garantiu vaga na Copa do Brasil.

Ainda em 2018, iniciou sua transição profissional para o campo. Assumiu a função de treinador em escolas de base e ocupou o cargo de head scout na RJ Assessoria, empresa que administra a carreira de jogadores. O head scout atua na busca de jogadores e mapeamento de mercado, a partir do perfil definido por um clube.

Já em 2021, André teve novas experiências. Trabalhou como gerente de futebol e auxiliar técnico. Disputou a segunda divisão do Campeonato Mineiro com o Varginha Esporte Clube e a “Bezinha” do Paulista com o União Mogi das Cruzes.

No ano seguinte, ele retornou ao Varginha e o time ficou na quarta posição do Módulo 2. Após sua saída, surgiu mais um desafio. Foi contratado pelo Valeriodoce Esporte Clube. A equipe chegou no terceiro lugar na segunda divisão do Mineiro. Em 2023, seguiu em Minas Gerais. Teve passagem pela Associação Esportiva Paracatu.

Além do trabalho, ele tem buscado se qualificar cada vez mais na área, fazendo cursos. Possui o certificado de Análise de Desempenho na Base pela CBF Academy e está realizando o curso para obter a licença C da Associação de Treinadores do Futebol Argentino (ATFA).

Em suas redes sociais, André posta vídeos motivacionais junto aos atletas, antes e depois das partidas. “O jogador apresenta um lado emocional que precisa ser trabalhado, em busca de um melhor rendimento”, destaca.

Porém, os dados seguem tendo uma grande importância no dia a dia de um clube. “A interpretação dessas informações definirá partidas, não importando o estágio técnico dos clubes que se enfrentam”, completou.

Fale conosco

(19) 98156-3410 Limeira – SP [email protected] Facebook Instagram Linkedin Twitter