Inovação. Sob esse lema, a empresa Calcário Cruzeiro está completando 60 anos de existência. Com sede em Limeira e filiais nos municípios de Pereiras, Cesário Lange e Lençóis Paulista, a empresa produz calcário, argila para indústria cerâmica e lajão britado e atende clientes em todo o Estado de São Paulo, além de outros estados brasileiros.
Essa inovação faz com que os produtos da Calcário Cruzeiro estejam em alguns dos principais itens consumidos pelo brasileiro e presentes na pauta de exportação nacional. Na agricultura, está nos alimentos. O agronegócio brasileiro obteve importantes saltos de produtividade com a aplicação do calcário.
Já o setor de combustíveis, através do etanol, acumula ganhos com a correção de solo onde ficam os canaviais. Na construção, a presença da argila em pisos e revestimentos cerâmicos é outro destaque, numa lista de produtos que gera recursos, emprego e renda à economia de Limeira e do país.
Nessa trajetória, iniciada em1953, aempresa destaca a importância da presença dos clientes, colaboradores, familiares e amigos. A história da Calcário Cruzeiro se confunde com a vida pessoal do empresárioAbílio Pedro,imigrante libanês que chegou ao Brasil em 1923.
O início se deu em uma jazida na cidade de Rio Claro. A barreira inicial era mostrar aos agricultores o valor da aplicação do calcário, que corrige a acidez do solo e melhora o rendimento da área plantada. Estudos recentes apontam também que o fertilizante, cujo custo é um dos mais altos na cadeia produtiva rural, perde parte do seu efeito quando não é conjugado com o calcário.
Abílio Pedro faleceuem 1983, passando a dirigir a empresa sua esposa Vicencina, filhas e filhos. Desde 1987, a Calcário Cruzeiro opera em Limeira e nas filiais sob a direção de Antoninho Pedro, filho de Abílio, eRegina Breda Pedro, sua esposa, e nos últimos anos passou a contar com a terceira geração do fundador, Luciana, Isadora, Ana Karina e Caio, filhos de Antoninho.
As mudanças da economia impactaram nos negócios, além de ações ambientalmente sustentáveis. Além do calcário para pequenos e grandes empreendimentos agrícolas, a empresa também fornece argila, matéria-prima no setor cerâmico, e lajão britado para revestir estradas não pavimentadas.
A diversificação exigiu a expansão da área construída nas unidades já a partir do final da década de80. Aampliação veio acompanhada de máquinas, caminhões e equipamentos de alta tecnologia para extração, britagem, peneiramento e armazenamento dos materiais.
A Calcário Cruzeiro investe na melhoria de processos e na qualificação da equipe de colaboradores. Pela tecnologia no ramo da mineração, seus processos contribuem para estudos de importantes universidades paulistas, como Unicamp e Unesp.
Atua ainda em projetos de responsabilidade social junto a entidades como IDELI (Instituto de Desenvolvimento de Limeira), Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (ARIL), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e outras entidades sociais.