(19) 98156-3410








Centro Logístico da Mercedes-Benz reforça sustentabilidade. E a comunicação desse valor

28/04/2023

Centro Logístico da Mercedes: segmento automotivo valoriza, e comunica, a sustentabilidade Foto: Divulgação

A equipe da ProImprensa acompanhou a inauguração do novo Centro Logístico da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil. Apresentado a autoridades e jornalistas no dia 25 de abril, o espaço recebeu investimento de R$ 76 milhões e fica em Limeira (SP).

No evento de inauguração, a empresa reforçou a tendência de valorização da sustentabilidade. Além dos veículos e vans caminharem para a adoção cada vez maior da eletricidade, uma das principais marcas automotivas globais sinalizou que as práticas produtivas também seguirão essa tendência. Parte das empilhadeiras empregadas no trabalho utiliza bateria de lítio.

É inegável que os veículos Mercedes parados em frente ao prédio ainda são mais atrativos. Mas também é inegável que a empilhadeira de alta performance que não emite gases poluentes contribui para um cenário mais sustentável.   

A fala dos dirigentes da empresa reforçou a temática. O mesmo ocorreu ao longo da visita ao novo centro, com área de armazenagem de 18,5 mil metros quadrados. As empilhadeiras movimentarão 70 mil tipos de peças para distribuição aos mais de 200 concessionários da marca em todo o Brasil.

A valorização da sustentabilidade se estende à apresentação no site da empresa. Termos como “eletromobilidade” e “eletrificado” se unem a expressões, como “a caminho de um futuro mais sustentável” – veja aqui.

Experiência do cliente

Autoridades estaduais e municipais presentes na inauguração optaram por falar mais sobre a reforma tributária, cujo debate é retomado no Brasil. As questões econômicas se mostram relevantes, em todos os pontos. O Centro Logístico fortalece a economia local e gera 150 empregos.

A Mercedes também foca no atendimento ao cliente. A empresa destaca que a localização estratégica, no km 146 da Rodovia Anhanguera, permite fácil acesso ao principal aeroporto de cargas da América do Sul – o de Viracopos – e às principais áreas de movimentação comercial em São Paulo, como o porto de Santos.

“Esta nova localização no Brasil mostra que, como Mercedes-Benz, estamos investindo continuamente na expansão de nossa Rede Global de Peças. Com mais de 43 localidades e mais de 5.000 funcionários, nossa marca opera uma impressionante cadeia de suprimentos que atende a um propósito: proporcionar a melhor experiência aos nossos clientes”, explica Klaus Ziemsky, Head Global de Operação Logística de Peças da Mercedes-Benz AG, durante o evento.

Desafio: até 4.500 km de distância

O desafio no atendimento é grande, talvez do tamanho do Brasil. A concessionária da marca mais próxima está a 7 km do centro, e a mais distante, a 4.500 km. Nesse cenário, a sustentabilidade pauta o debate.

“A inauguração do Centro Logístico é um marco muito importante para o fortalecimento do nosso negócio no país. Foram quase dois anos de trabalho intenso para viabilizarmos esse projeto que traz mais foco no atendimento ao cliente com sustentabilidade em todos os pontos. Cada detalhe do nosso espaço foi pensado para oferecer mais agilidade e eficiência nos processos”, afirma Carlos Garcia, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Além das empilhadeiras totalmente elétricas, há estações de carregamento elétrico, destaca o release distribuído à imprensa. “O Centro Logístico apresenta iluminação natural na maior área e 100% LED nas demais, além da troca de ar natural seis vezes ao dia”, diz o texto.

A previsão é o que Centro de Treinamento projetado para a unidade esteja pronto no segundo semestre do ano. Com certeza, parte das apresentações nesse espaço será reservada à sustentabilidade.

Fale conosco

(19) 98156-3410 Limeira – SP [email protected] Facebook Instagram Linkedin Twitter