(19) 98156-3410








Desenho e fotos marcam 2ª edição de concurso sobre patrimônio cultural

18/06/2013

1° lugar na Modalidade Fotografia, edição do concurso em 2012 Foto: Olívia Fagundes

O design será a marca da segunda edição do Concurso Cultural "Eu também conheço o Patrimônio", que acontecerá em Limeira. A iniciativa integra a nova edição da Semana Limeirense do Patrimônio Cultural, cujo tema do ano será “Restaurar para quê?”.

Como no ano passado, são premiados trabalhos em duas categorias: desenho e fotografia. Podem se inscrever estudantes dos ensinos Fundamental II e Médio de escolas públicas e privadas de Limeira. As inscrições vão até o próximo dia 28 de junho.

A realização é do Projeto Memória e Resgate, assessoria cultural da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção. O apoio é da Confraria da Boa Morte, Laboratório de Estudos e Formação em Políticas Públicas do IPPRI-UNESP, Grupo de Extensão e Pesquisa em História da Agricultura e dos Complexos Agroindustriais da ESALQ-USP, Academia Limeirense de Letras, Diretoria de Ensino de Limeira, Secretaria Municipal da Cultura, Associação Pró-Memória de Limeira, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Limeira-CONDEPHALI e ProImprensa Comunicação.

Não há limites de inscrição por escola, mas cada aluno só pode entregar um único trabalho em apenas uma categoria. A inscrição começou em abril, e pode ser feita na Igreja da Boa Morte. A premiação será no dia 5 de setembro, no encerramento da II Semana Limeirense do Patrimônio Cultural.

A comissão organizadora pede que as escolas antecipem ao máximo a entrega dos trabalhos. Assim, permitirá mais tempo para os alunos realizarem suas ações, além do que a mostra com os trabalhos, que será aberta em agosto, terá melhor estrutura. A exposição trará os trabalhos de todos inscritos no concurso, mesmo os que não forem premiados.

Clique aqui e veja o edital do concurso.

O que é patrimônio

O patrimônio é composto de bens materiais e imateriais. Os materiais são relacionados a obras de arte, armas, arquiteturas, vestimentas, utensílios, meios de transporte, ferramentas, entre outros. Já os imateriais são os costumes, comidas típicas, religiões, lendas, cantos, danças, festas, entre outros.

O projeto

O Projeto Memória e Resgate foi instituído no ano de 2011 pela Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção. Tem o objetivo de criar um centro congregador e difusor de cultura e memória em torno dos bens culturais, preservando a memória e a história da igreja da Boa Morte e da cidade de Limeira.

Sua base é a coleta, organização, divulgação, preservação e disseminação das informações presentes no acervo, captação de doações de documentos e realização de cursos, eventos, exposições e encontros de cunho cultural.

Fale conosco

(19) 98156-3410 Limeira – SP [email protected] Facebook Instagram Linkedin Twitter