(19) 98156-3410








Dia Nacional do Calcário destaca a importância das altas dosagens de corretivos

24/05/2023

Agricultores usam calcário para corrigir solo e aumentar eficiência do plantio Foto: Divulgação

As altas dosagens de calcário agrícola ajudam na produtividade no campo e na lucratividade do negócio. O alerta feito pelo pesquisador José Antônio Quaggio, do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas (SP), marca um dos temas em debate no Dia Nacional do Calcário Agrícola, festejado em 24 de maio.

Com 45 anos de atuação na pesquisa, Quaggio é considerado um dos principais estudiosos sobre a fertilidade do solo, no Brasil e no Exterior.

O pesquisador disse que o agricultor produzirá mais se aplicar 3 toneladas de calcário para cada tonelada de fertilizante. “Usar calcário gera produtividade, e produtividade é dinheiro no bolso do agricultor”, afirmou Quaggio.

Em 2022, o consumo de calcário no Brasil aumentou 4,2%. O agronegócio nacional aplicou 56,8 milhões de toneladas do corretivo, ante 54,5 milhões em 2021, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal).

Para João Bellato Júnior, presidente da Abracal, o consumo anual deveria estar entre 70 e 80 milhões de toneladas. Também citada por outros pesquisadores, como Rafael Nunes, da Embrapa Cerrados, a revisão das dosagens decorre de situações como as mudanças climáticas e o uso intensivo do Sistema de Plantio Direto nas últimas décadas.

Raízes das plantas

Os solos brasileiros são ácidos por natureza. Daí a busca da fertilidade envolve a aplicação de calcário antes de outros produtos, como adubo e gesso. O calcário ajuda no enraizamento, um dos principais atributos para boas produtividades, segundo Quaggio.

A Abracal aguarda as ações do governo federal para estimular o uso de corretivos. As medidas integrariam um conjunto de iniciativas do Ministério da Agricultura. Governos estaduais, como São Paulo e Rio Grande do Sul, também devem desenvolver projetos de incentivo.

Levantamento realizado em São Paulo apontou que apenas 47% das propriedades rurais do estado fazem análise de solo, prática científica que aponta a quantidade necessária de calcário e adubo para uma área de cultivo. O problema se concentra nas pequenas propriedades.

O pesquisador José Antônio Quaggio participou do podcast “Papo de Calcário”, ao lado de Bellato e do diretor da Abracal, Euclides Francisco Jutkoski. A íntegra do podcast está aqui.

Fale conosco

(19) 98156-3410 Limeira – SP [email protected] Facebook Instagram Linkedin Twitter