(19) 98156-3410








Em Limeira, Igreja Boa Morte recebe

20/05/2013

A Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção, em Limeira, receberá no próximo dia 26 de maio (domingo), às 20h, a Banda Henrique Marques e Offici Foto: Divulgação

A Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção, em Limeira, receberá no próximo dia 26 de maio (domingo), às 20h, a Banda Henrique Marques e Officina Vocalis, da Unasp/Engenheiro Coelho, que apresentarão o "Réquiem" do francês Gabriel Fauré (1845-1924), com participação das sopranos Rose Santos e Victória Real, o barítono Arthur Canguçu, Ellen Stencil no órgão e regência geral de Fernando Barreto.

Além do "Réquiem" em Ré menor, haverá apresentação de outras peças sacras de compositores como James Swearinger, Charles Gounod e George Friedrich Handel. A obra de Fauré  foi escrita entre os anos de 1887 e 1890, baseada na Missa dos Mortos da Igreja Católica.

A razão da composição é incerta, provavelmente relaciona-se à morte do pai de Fauré em 1885 e de sua mãe dois anos depois. Com sete movimentos, ela foi escrita em latim para orquestra, órgão, coral e dois solistas, sopranos e barítono.

Em geral, o "Réquiem" é uma composição litúrgica completa e especialmente feita para os funerais. Esta palavra vem da expressão requiem aeternam dona eis, que significa "dai-lhes o repouso eterno".

A apresentação, com entrada franca, continua a série de concertos programados pelo Projeto Memória e Resgate, que atua junto à Igreja Boa Morte, e Banda Henrique Marques para este ano.

O Projeto

O Projeto Memória e Resgate foi instituído no ano de 2011 pela Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção. Tem o objetivo de criar um centro congregador e difusor de cultura e memória em torno dos bens culturais, preservando a memória e a história da igreja da Boa Morte e da cidade de Limeira. 

Sua base é a coleta, organização, divulgação, preservação e disseminação das informações presentes no acervo, captação de doações de documentos e realização de cursos, eventos, exposições e encontros de cunho cultural.

Fale conosco

(19) 98156-3410 Limeira – SP [email protected] Facebook Instagram Linkedin Twitter