(19) 98156-3410








Festa junina combina com alimentação saudável, diz nutricionista

24/06/2022

Cardápio e o corpo devem estar alinhados Foto: Divulgação

Reduzir os alimentos com muito açúcar e gordura, optando por porções assadas ou cozidas. Essa é a principal sugestão de Adilla Almeida, nutricionista do Sistema Hapvida, para fazer uma festa junina mais saudável.

A tradição ocorre em grande parte dos estados brasileiros. Reúne familiares e amigos. Porém, em regiões como Limeira e Piracicaba, cresce bastante o número de quermesses, comumente realizadas por igrejas e escolas, e que chegam a ter milhares de participantes.

O cardápio e o corpo devem estar alinhados, segundo a especialista. “Essa é uma época do ano que junta festas típicas e períodos mais frios. Há maior esforço do organismo para controlar a temperatura corporal. Isso tende a elevar a fome, e aí consumimos alimentos mais calóricos e gordurosos”, conta Adilla.

A nutricionista diz que a busca por um cardápio mais balanceado não significa radicalismos. As pessoas devem aproveitar os festejos para encontrar familiares e amigos, e os pratos da época podem, ao mesmo tempo, ampliar a convivência e ser nutritivos. Ela cita como exemplo o milho, de preferência assado ou cozido. “Incluir pratos mais naturais, como a pamonha, amendoim e pipoca, é outra opção aos alimentos gordurosos e com muito açúcar”, afirma. A adoção de quantidades menores também entra na lista de recomendações, como alternativa para não deixar de comer os pratos preferidos. “Reduza as porções de bolo, por exemplo”, afirma Adilla.

Adilla recomenda revisão dos procedimentos na forma de consumo. Comer devagar, mastigando bem o alimento, trará saciedade. “Não podemos nos esquecer de tomar água”, alerta. A convivência social ajuda as pessoas. Reuniões desse tipo reduzem o estresse gerado pelo cotidiano agitado. Porém, o uso de bebidas alcoólicas deve ser monitorado, evitando exageros.

A prática de exercícios também deve ser mantida na temporada de dias mais frios. Colocar o corpo em movimento nas festas é outra opção, mostrando que a temporada junina combina com qualidade de vida.

Fale conosco

(19) 98156-3410 Limeira – SP [email protected] Facebook Instagram Linkedin Twitter