No trabalho, causar boa impressão é fundamental, seja qual for a área de atuação. O cuidado com a aparência valoriza a imagem profissional. Alguns fatores como maquiagem, unhas, cabelo e vestimentas são importantes, pois ajudam a identificar a personalidade e objetivos de um indivíduo, além de passar mais confiança e seriedade.
A maquiadora Karina Roncatto Rossler conta que existem diversos tipos de maquiagem, tanto para o dia a dia, quanto para eventos sociais. Todas visam ressaltar a beleza feminina e masculina, corrigindo imperfeições. Para isso, algumas regras, ou melhor, posturas definem o tipo de visual que se deve seguir em cada ambiente.
Karina diz que as empresas estão contratando mais os serviços de maquiagem, pois além de valorizar seus colaboradores, elas visam a qualidade de vida também no serviço. “Devemos lembrar que o trabalho é extensão do nosso lar e muitas vezes nos dedicamos mais tempo em função das atividades e acabamos nos descuidando”, frisa.
O custo deste investimento varia de acordo com a empresa atendida e do sistema que ela deseja que seu colaborador usufrua da maquiagem. Karina revela que um curso normal está em torno de R$ 45, onde a pessoa reverte este valor em maquiagens, mas quando a quantidade de funcionários é grande, o preço pode ficar em R$ 15.
Um kit básico de maquiagem conta com base, pó, rímel, lápis para os olhos e batom. Karina destaca que o ideal é ter ainda corretivo, sombras com 2 a 3 tons, delineador, lápis de sobrancelha, blush e contorno labial. Também são necessários acessórios como aplicador sombra, esponja para aplicar pó e base ou pincel para pó, base e blush.
Hoje também está na moda usar o Primer. Karina indica o produto porque ele deixa a pele matte, sem brilho e melhora a textura disfarçando os poros abertos. “Também aumenta a durabilidade da maquiagem, pois tem o toque seco e não deixa a pele engordurada”, explica.
O BB Cream é outro produto vedete do momento. Ele funciona como um Primer, só que pode ter cor, filtro solar e com toque seco unifica a cor da pele, podendo até substituir a base para ficar com uma aparência mais leve.
Quanto ao tempo para se fazer a maquiagem, Karina lembra que depende da destreza de cada um. A básica do dia a dia, fazendo passo a passo, demora de 10 a 20 minutos. Já as maquiagens mais elaboradas levam de 30 minutos até uma hora.
Homem x Maquiagem
Os homens estão cada vez mais adeptos da maquiagem. “Eles têm usado muito bem a seu favor para tirar o brilho da pele e da careca. Até mesmo uma base leve com filtro também serve para corrigir a cor e textura da pele, além de proteger do sol”, afirma Karina.
Para ela, os homens ainda não descobriram os benefícios do Primer e do BB Cream para esta finalidade de proteger sem ficar melado e brilhante. Já os considerados metrosexuais não tem medo de se cuidar e vão mais além, usam lápis, rímel, gloss incolor e batom matte de acordo com a opção de cada um.