(19) 98156-3410








Mato Grosso receberá Enacal e deve ampliar debate sobre dosagem de calcário

29/06/2023

Assembleia definiu a permanência de João Bellato Júnior como presidente da Abracal Foto: Divulgação

A cidade de Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso, sediará o Encontro Nacional dos Produtores de Calcário Agrícola (Enacal-2023). O evento está programado para o dia 26 de outubro.

A confirmação de local e data ocorreu durante a assembleia da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal). A assembleia ocorreu na última sexta-feira, 23 de junho, em formato on-line.

“Será um evento de grande importância, pois o Enacal tem crescido a cada ano tanto na participação como na sua função de abrir debates fundamentais para o agronegócio brasileiro. Estaremos num dos principais estados produtores agrícolas do país. Ao mesmo tempo, o Mato Grosso tem sido um dos principais polos de pesquisa sobre a adoção de altas dosagens de calcário na calagem”, disse o presidente da Abracal, João Bellato Júnior.

Já Ricardo Kohmann Dietrich, presidente do Sinecal/MT, acredita numa grande participação dos industriais, agricultores e pesquisadores. “Contaremos com o apoio da Federação das Indústrias do Estado, a FIEMT”, relata. As palestras ocorrerão ao longo do dia 23 de novembro.

A calagem é a prática da correção de acidez do solo. Um dos insumos agrícolas usados nesse processo, o calcário, tem no Mato Grosso o principal estado consumidor. Cerca de 20% do volume nacional aplicado nas lavouras e pastagens ocorreu no estado. No ano passado, o Enacal foi em Goiânia – reveja aqui.

As altas dosagens dominaram grande parte dos debates sobre o uso do calcário. O país usa perto de 57 milhões de toneladas. A Abracal estima que a aplicação seja até 30% maior, garantindo maior produtividade sem a necessidade de novas áreas de plantio.

Em breve, o site da Abracal terá novas informações sobre o Enacal 2023.

Reeleição

A assembleia também definiu a permanência de João Bellato Júnior como presidente da Abracal.

O novo mandato irá até 2026.

Fale conosco

(19) 98156-3410 Limeira – SP [email protected] Facebook Instagram Linkedin Twitter