(19) 98156-3410








Prevenção e informação ajudam na redução dos acidentes de trabalho

31/05/2013

Discussão sobre o tema teve a presença de empresários e gestores de empresas de vários segmentos Foto: Divulgação

Prevenção e informação. Essas são as ferramentas para evitar acidentes de trabalho, cujo tema foi discutido na última terça-feira, dia 28 de maio, em Limeira. Representantes de 60 empresas participaram de um curso, realizado pelo Sindicato das Empresas de Construção de Limeira (SINCAF). 

O curso teve o apoio da unidade local do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e dos sindicatos patronais do segmento de joias folheadas e do comércio varejista – SINDIJOIAS e SICOMERCIO, respectivamente.

“A legislação brasileira gera uma dispersão muito grande quando se fala de acidente de trabalho. O tema está na Constituição Federal, na CLT e nas normas previdenciárias”, disse o advogado e professor universitário João Batista dos Santos, que ministrou o curso de 8 horas. “Esse panorama aponta a necessidade de reciclagem das informações para os empresários, gestores e prepostos. Há implicações civis e criminais numa ocorrência desse tipo”, afirmou Mário Botion, presidente do SINCAF.

Para Santos, que atua há mais de 40 anos na área, houve um avanço muito grande na questão da segurança do trabalho no País. Porém, ainda falta a prevenção, tanto no ambiente de trabalho como no cotidiano do brasileiro. “Muitas vezes o empregado se mostra descuidado. Em outras situações, as empresas pecam. Um exemplo é não fazer uma análise profunda da causa de acidentes, deixando isso para a Previdência Social”, afirmou.

Segundo o advogado, as ocorrências geram implicações penais e civis para as empresas. “Muitas vezes notamos que a questão é mal gerida ou mal interpretada, o que amplia os danos, já que o ônus da prova num processo jurídico nessa área cabe à empresa”, declarou.

A discussão sobre o tema gerou a presença de empresários e gestores de empresas de vários segmentos, como da construção, metalúrgico, automotivo e de joias. O curso ocorreu no auditório da UNIP Limeira. 

“A obrigação de enxergar as responsabilidades é da empresa. O empresário deve garantir segurança ao trabalhador antes, durante e depois das atividades”, apontou Botion. “Muitas vezes se faz um treinamento na admissão do funcionário e depois não há mais nenhuma reciclagem. Prevenção também passa pela reciclagem”, afirmou Santos.

Fale conosco

(19) 98156-3410 Limeira – SP [email protected] Facebook Instagram Linkedin Twitter