(19) 98156-3410
contato@proimprensa.com.br








Projeto quer ampliar fatia de mercado das joias folheadas de Limeira

29/10/2013

Grupo realizou na semana passada uma série de visitas às empresas da cidade Foto: Divulgação

Ampliar a participação do Arranjo Produtivo Local (APL) de joias folheadas de Limeira no mercado internacional, bem como junto ao consumidor brasileiro. Esse é o objetivo do grupo de profissionais do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) que realizou na semana passada uma série de visitas às empresas da cidade.

A proposta está inserida no contexto dos convênios que o IBGM tem com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), voltados ao fomento dos oito APL de gemas, joias, bijuterias e folheados no Brasil, sendo Limeira o principal polo de joias folheadas do país.

O grupo iniciou seu trabalho na manhã de terça-feira, 22/10. A equipe se reuniu com representantes do Sindijoias (Sindicato da Indústria de Joalheria, Bijuteria e Lapidação de Gemas do Estado de São Paulo) – o vice-presidente estadual, Dionísio Gava Júnior, o diretor da regional Limeira, Luís Fernando Silveira, e a diretora executiva Maria Zely Medeiros de Abreu.

Em seguida, iniciaram as visitas, que se estenderam até dia 24 de outubro. “A intenção é criar mecanismos que ampliem a participação do produto gerado pelas empresas de Limeira no mercado internacional, beneficiando toda a cadeia produtiva”, afirmou Dionísio, que representa o sindicato patronal do setor na cidade.

Os representantes da diretoria internacional do IBGM, Clarissa Maciel e Alexandre Ávila, querem entender como funciona a indústria de joias folheadas de Limeira. “Um levantamento de necessidades do setor identificará ações que auxiliarão as empresas a iniciar ou ampliar os negócios com outros países”, afirmou Clarissa.

Desconhecimento

Estudos apontam que parte das empresas fica à margem da exportação por desconhecer o processo de venda ao exterior. Quando capacitadas, geram emprego e renda com os produtos comercializados com outros países.

Coordenadora de projetos nacionais do IBGM, Carolina Lucena avalia que o convênio com o Sebrae auxilia polos produtivos na formulação de ações. “Limeira tem uma importância gigantesca, e esse potencial precisa ser olhado com mais carinho”, afirmou Carolina.

A ampliação de mercados requer posturas diferenciadas na cadeia produtiva, de acordo com Carolina. “A questão da educação ambiental é importante. Se necessário, faremos campanhas educativas, palestras e workshops que tratem do tema”, relatou.

Segundo ela, as perspectivas do mercado são positivas para os próximos anos, mas é necessário que as empresas estejam preparadas.

A Apex realiza ações que visam promover as exportações e valorizar os produtos brasileiros no exterior, como rodadas de negócios, participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros. As plataformas de negócios têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

Fale conosco

(19) 98156-3410 Limeira – SP contato@proimprensa.com.br Facebook Instagram Linkedin Twitter