(19) 98156-3410








Qualidade de vida reduz riscos da hipertensão arterial

03/05/2023

A caminhada é uma atividade importante no processo de combate e também na prevenção da hipertensão arterial Foto: Divulgação

A hipertensão arterial é uma doença crônica silenciosa. Muitas vezes seus sintomas demoram a aparecer. Porém, uma boa qualidade de vida ajuda na prevenção e no tratamento da doença.

O alerta é do médico cardiologista do Hapvida NotreDame Intermédica, Josely Figueiredo. Na última quarta-feira, 26 de abril, ocorreu o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

A data tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos da doença, muitas vezes chamada popularmente de "pressão alta". Medidas de prevenção também são incentivadas.

Relatório divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que o número de adultos com diagnóstico médico de hipertensão aumentou na população brasileira. Em 15 anos, o salto foi de 3,7 pontos percentuais - os índices saíram de 22,6% em 2006 para 26,3% em 2021. O estudo mostra ainda um aumento na prevalência entre os homens, com 5,9% a mais de casos.

Dr. Josely Figueiredo aponta que a hipertensão arterial é uma doença perigosa que pode levar a complicações graves se não for tratada adequadamente. "Essa é uma doença metabólica que atinge os vasos sanguíneos e o sistema cardiovascular, afetando principalmente coração, cérebro e rins. Esses são os órgãos-alvo em sua fase mais agressiva", relata o médico. "Entre 98 e 99% dos casos, essa também é uma comorbidade genética", esclarece o especialista.

Uma dieta saudável, atividade física regular para manter o metabolismo sempre acelerado e visitas regulares ao médico são práticas recomendadas pelos médicos. Além disso, é fundamental evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o cigarro. Os sintomas mais comuns são, além da pressão alta, dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido e fraqueza.

"A consulta regular é importante porque o médico vai indicar o melhor tratamento e conferir se há alguma lesão preliminar. É importante estar sempre atento a isso, pois, como é uma doença silenciosa, os sintomas não estarão claros e podem demorar a aparecer", afirma o médico cardiologista.

Foi o caso de Cláudia Souza, paciente acompanhada pelo programa Viver Bem, iniciativa do Hapvida NotreDame Intermédica voltada para atender pessoas com diabetes tipo 2. Numa consulta médica, ela descobriu o quadro de hipertensão.

"Eu já tinha diabetes e faço exames de 6 em 6 meses. No retorno para o médico que me acompanha, ele percebeu algo estranho e fomos investigar. Assim, descobri que também tinha hipertensão", conta Cláudia. "Após o diagnóstico e já com o tratamento correto, parei de sentir as dores que vinha sentido na cabeça e hoje tenho uma vida normal".

Sobre o Hapvida NotreDame Intermédica

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm à sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do país. Todo o aparato do Grupo foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde através de 87 hospitais, 75 prontos atendimentos, 328 clínicas médicas e 271 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Fale conosco

(19) 98156-3410 Limeira – SP [email protected] Facebook Instagram Linkedin Twitter