(19) 98156-3410








Reencontros de família: tendência cresce e gera até prêmio internacional

29/09/2023

Limeirense conquistou o 1º lugar em Prêmio Literário Foto: Divulgação

O reencontro de famílias de imigrantes tem se tornado uma prática comum entre as várias nacionalidades que ajudaram a escrever a história do Brasil. Porém, no caso da família Meneghin, vinda da Itália, há um fato diferente.

O professor de música Lucas Leme Meneghin, de Limeira, conquistou o 1º lugar no Prêmio Literário Internacional “Renato Appi”. O prêmio é realizado em Cordenons, cidade do nordeste da Itália onde nasceu seu bisavô, Luiz (Luigi) Meneghin. No total, 190 escritores de cinco países estavam na disputa.

A conquista ocorreu um ano após o reencontro dos Meneghin. A celebração religiosa e a festa ocorreram na Paróquia Nossa Senhora de Assunção, no bairro de Cascalho, em Cordeirópolis. Lucas foi um dos organizadores do evento, que reuniu perto de 230 pessoas.

“Fiquei muito feliz com a conquista. O prêmio representa um marco nessa jornada de resgate das minhas origens”, afirma o professor. A poesia, com o título de “Saudade de um lugar que não conheci”, conta a história de um imigrante italiano, que tinha como uma das suas predileções ouvir passagens relatadas por seu pai, incluindo lembranças de Cordenons.

O pai sonha em voltar à terra de origem, o que nunca ocorreu. O filho tem o mesmo sonho. “Meu bisavô Luiz é o eu-lírico do poema”, conta Lucas. Tecnicamente, “eu lírico” é o nome que se dá à voz que expressa emoções e opiniões em uma poesia.

Na premiação em Cordenons, Lucas foi representado por André Meneghin, primo em quarto grau, que mora em Londres. André também esteve no encontro em Cordeirópolis, assim como parentes vindos de vários estados brasileiros.

O encontro gerou um grupo de WhatsApp, com informações sobre os parentes. Ainda foi notícia na revista editada em Cordenons. Lucas conta que recebeu de membros do grupo mensagens de incentivo para que participasse do concurso.

A história da família na região começou com Antônio Meneghin, tetravô de Lucas, que chegou no Brasil no dia 1º de junho de 1888. Ele tinha 77 anos de idade e foi morar em Araras (SP).

O censo no Brasil contou imigrantes e descendentes somente até os anos 1940. Porém, especialistas avaliam que uma a cada cinco habitantes no país tem vínculos com os italianos.

A cidade de Cordenons tem 17 mil habitantes. Está na região do Friuli-Venezia Giulia e na província de Pordenone, próximo da fronteira com a Áustria e Eslovênia.

Fale conosco

(19) 98156-3410 Limeira – SP [email protected] Facebook Instagram Linkedin Twitter