(19) 98156-3410








Reforma dos canaviais deve elevar consumo de calcário em São Paulo

18/05/2023

Governo paulista prepara o programa “Solo + Fértil” para incentivar a calagem Foto: Divulgação

O consumo de calcário agrícola no Brasil avança, mas em ritmo menor do que o necessário para garantir melhor produtividade e lucratividade ao empresário. Os dados nacionais foram divulgados no início de maio pela Associação Brasileira dos Produtores de Calcário (Abracal). O crescimento foi de 4,2% no país, na comparação entre os anos de 2021 e 2022.

Já em São Paulo, a reforma dos canaviais deverá marcar a movimentação do produto nos próximos meses – período de maior consumo no estado. Presidente da Abracal e do Sindical, João Bellato Júnior diz que todos os atores envolvidos no plantio da cana-de-açúcar estão de olho na produtividade.

Em 2022, o agronegócio paulista aplicou 5,5 milhões de toneladas de calcário, ante 5,3 milhões no ano anterior. O índice paulista de crescimento, 3,6%, ficou próximo do nacional – 4,2%. Os números mostram que, com a pandemia, houve fortes oscilações. Para efeito de comparação, o consumo paulista no ano passado foi 22% superior ao ano de 2020, mas próximo de 2019.

Meta de produtividade nos canaviais

“Vários fatores culminaram na postergação da aplicação, como as realizadas nas reformas em canaviais. Devido a problemas de ordem financeira, caiu em muito a rentabilidade na produção de cana por hectare plantado. É unânime no setor sucroalcooleiro que deve-se alcançar a produção de três dígitos, algo em torno de 100 toneladas por hectare”, conta o presidente do Sindical.

Segundo ele, essa meta é “bastante realizável, desde que, dentre muitas técnicas, a calagem seja realizada na forma correta. Diante deste cenário espera-se um incremento no consumo de calcário no estado de São Paulo nos próximos meses”.

A estimativa é que o estado deveria consumir perto de 7 milhões de toneladas. Porém, a defasagem também é nacional. O governo paulista prepara o programa “Solo + Fértil”, para incentivar a calagem. O Sindical apoia a iniciativa. Já a Abracal participa da proposta nacional, em análise pelo Ministério da Agricultura.

Quer conhecer o levantamento de consumo nacional, que contabilizou a aplicação de cerca de 57 milhões de toneladas de calcário no ano passado? Clique aqui.

Agora, nesse post, falamos dos efeitos positivos nos canaviais. A calagem corrige a acidez do solo, problema comum em todo Brasil. O processo envolve a participação de um técnico na área e a análise de solo feita por um laboratório especializado.

Fale conosco

(19) 98156-3410 Limeira – SP [email protected] Facebook Instagram Linkedin Twitter