(19) 98156-3410








São 5 colheitas seguidas. Então, não dá para plantar cana em solo ácido

27/03/2023

São Paulo é um dos principais estados produtores de cana Foto: Divulgação

A safra 2023/2024 da cana-de-açúcar está começando. São Paulo é um dos principais estados produtores. E uma questão precisa estar bem definida, que é a correção da acidez do solo.

Afinal de contas, são 5 safras colhidas, em média, até a reforma da área. Eventuais falhas nesse processo trazem uma redução na produtividade. Além disso, afetam diretamente os resultados do negócio.

Fique conosco e saiba as melhores práticas de manejo de solo para quem vai plantar ou renovar o canavial.

Chuvas animam produtores

A consultoria Datagro estima a colheita de 590 milhões de toneladas de cana no Centro-Sul do Brasil na safra 2023/2024, com alta de 6,9% ante 2022/23. A Federação da Agricultura do estado estima que quase 2/3 do açúcar produzido no Brasil têm origem paulista, assim como perto da metade da produção nacional de etanol.

As chuvas de verão desse ano elevaram o ânimo dos agricultores. As condições climáticas são um dos pontos a se considerar no plantio de cana. A outra é a qualidade do solo. Veja a seguir.

1 - Avalie o histórico da área

No plantio, o primeiro passo é avaliar o histórico da área, independentemente se já foi plantada cana no local ou não. O histórico ajuda a definir pontos como: as práticas de preparo, os insumos utilizados, registros de plantas daninhas, pragas e nematoides, entre outros.

2 - Faça o planejamento do plantio

O planejamento deve contemplar os custos necessários e quando os recursos precisarão ser usados.

O planejamento aponta o período ideal para a colheita em relação ao plantio. Também conte com a ajuda do técnico para a escolha da variedade (colheita precoce, média ou tardia).

Ele ajudará ainda a avaliar a análise de solo, uso de calcário e outros corretivos; e o emprego de produto químico no combate às pragas e plantas daninhas, entre outros.

3 - Análise de solo e as etapas seguintes

Como em outras culturas no Brasil, é necessário fazer a análise de solo. Comumente, adota-se esse procedimento 3 meses antes do plantio.

Assim, haverá tempo para os corretivos, como calcário, gesso e adubos, agirem. A análise também aponta quais nutrientes precisam ser trabalhados no canavial.

Na reforma do canavial, refaça a análise e veja se precisa corrigir o solo novamente.

Na cana e demais culturas, São Paulo aplica perto de 5,5 milhões de toneladas de calcário anuais. A estimativa do Sindical é que o consumo deveria estar perto de a aplicação correta deveria estar perto de 7,5 milhões de toneladas.

4 - Cana gosta de sol e umidade

A cana-de-açúcar gosta de bastante sol e umidade. Se não chover muito no pós-plantio, o melhor a fazer é uma irrigação, para evitar perdas de produtividade.

Lembrete: temperaturas frias e geadas prejudicam o canavial.

5 - Atenção para o espaçamento

Na internet, as principais dúvidas dos agricultores são: "qual a melhor forma de plantar cana?" e "qual a melhor época para o plantio de cana?".

O plantio pode ser mecanizado, manual ou o Método Interrotacional Ocorrendo Simultaneamente. A cana pode ser de ano (que dura 12 meses e é plantada entre setembro e novembro); de ano e meio (18 meses, e plantio entre janeiro a março); e a de inverno (entre maio e agosto).

Cuide ainda da sistematização da área. Veja se o local já apresenta talhões e carreadores. Defina também o espaçamento no plantio. A tecnologia e os maquinários que serão usados influenciam a decisão.

Comumente, os espaçamentos simples (1,2m a 1,5m) e o duplo (0,9m e 1,5m) são os mais empregados.

Fale conosco

(19) 98156-3410 Limeira – SP [email protected] Facebook Instagram Linkedin Twitter