Um dos serviços disponibilizados pela Diretoria Regional de Limeira do Sindicato da Indústria de Joalheria, Bijuteria e Lapidação de Gemas do Estado (Sindijoias), o atendimento de consultas jurídicas, tem apresentado uma procura maior.
Esta assessoria disponibilizada pelo sindicato patronal é destaque entre os serviços prestados às empresas do APL (arranjo produtivo local) de joias, joias folheadas e bijuterias.
A diretoria regional mantém este serviço através do Escritório Ubirajara Gomes de Mello, contratado pelo Sindijoias para realizar o trabalho.
“São muitas as consultas encaminhadas, mas a maioria decorre de temas envolvendo as leis trabalhistas, como cumprimento e regulamentação, e também relativas ao ambiente organizacional nas questões de faltas, atestados médicos, indisciplina e abandono de emprego”, explica Maria Zely Medeiros de Abreu, diretora executiva do Sindijoias Limeira.
Zely aponta um fator interessante nesses procedimentos: “a maioria das consultas é feita através dos escritórios contábeis que atendem as empresas filiadas ao sindicado patronal. Empresas e escritórios se mostram comprometidos com um atendimento alinhado à Convenção Coletiva de Trabalho da categoria”.
As consultas geram um banco de dados administrado pelo sistema “4 Control”, o que agiliza o atendimento, pois as orientações são catalogadas por tema. “Estamos constantemente aprimorando o atendimento aos associados”, disse Dionísio José Gava Júnior, vice-presidente estadual do Sindijoias.
Para acessar o serviço, a empresa associada deve informar os dados cadastrais e formular a consulta. Uma mensagem eletrônica pode ser enviada por meio do endereço sindijoias@terra.com.br com o tema “Consulte Jurídico”.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Sindijoias Limeira: (19) 3701-0040.