(19) 98156-3410








Trabalho em casa pede descanso a cada uma hora, diz especialista

30/05/2023

Postura correta na hora de trabalhar é essencial Foto: Divulgação

As pessoas que trabalham em casa precisam estar atentas à qualidade de vida. Uma das medidas que devem ser adotadas é intercalar atividades profissionais com períodos de relaxamento, o que evita sobrecarga. Os descansos nos intervalos de trabalho devem ocorrer a cada uma hora.

O alerta é da fisioterapeuta do Hapvida NotreDame Intermédica, Ariane da Rocha. O tema merece atenção, já que as pessoas vão se adaptando aos novos formatos de trabalho após a pandemia, como é o caso do home office, adotado parcial ou totalmente, agradando parte dos profissionais que apontam como benefícios a economia de tempo no caminho até a empresa ou a maior qualidade de vida.

"Basicamente, estamos falando de se organizar para ter tempo tanto para o trabalho como, por exemplo, para alimentação ou atividades físicas. Isso evita doenças crônicas", afirma Ariane.

Nesse sentido, a postura da pessoa frente ao computador é de extrema importância. "O recomendado é se levantar após períodos que vão de 30 minutos a até uma hora trabalhando", explica a fisioterapeuta. Segundo ela, a manutenção da postura ergonômica durante o uso dos computadores é uma tarefa relativamente fácil, que traz diversos benefícios. "Ajuda tanto em relação ao conforto quanto à produtividade", completa.

Ficar em pé

A interrupção tem seus objetivos. "Basicamente, a pessoa deve fazer uma pausa para se movimentar, para alternar entre trabalhar sentado e em pé, ou praticar uma atividade física. Fazer uma pausa de 15 minutos ajuda, e aí a pessoa deve ficar em pé e se distrair", recomenda a especialista.

Os sinais de exagero no tempo trabalhado continuamente surgem de várias formas. "A postura ruim ao sentar está associada à flacidez dos músculos abdominais. Essa condição favorece a ocorrência de um estiramento abdominal, levando a dores nos joelhos ou uma dor ciática, entre outras", relata Ariane.

Um longo período sentado deixa a pessoa mais propensa a doenças que vão além dos aspectos musculares. "O profissional fica mais suscetível a ter pressão alta e dores de cabeça", conta a fisioterapeuta. Tendinites são outros registros comuns em pacientes que pouco se exercitam ao longo do dia.

O trabalho no sofá parece convidativo, mas Ariane aponta as melhores alternativas. "Devem ser utilizados móveis de altura adequada, uma cadeira com altura regulável e encosto também regulável", recomenda.

Cuidado com a coluna

A coluna precisa estar alinhada, respeitando-se as três curvaturas anatômicas: cervical, torácica (no meio das costas) e lombar. "Ao sentar, as costas devem estar eretas; os ombros, para trás; e os glúteos encostados na parte posterior da cadeira", orienta Ariane.

O profissional deve colocar um adaptador na parte inferior para que o seu pé possa ficar bem postado. Essa medida ajudará na circulação sanguínea. "O monitor do computador deve estar na linha do ombro, de forma que a musculatura do braço possa relaxar. Não esquecendo que uma boa iluminação do ambiente ajuda na produtividade", afirma a especialista.

O consumo de água ao longo do dia é outra dica. A hidratação melhora o aporte sanguíneo e evita dores de cabeça. Já a caminhada ajudará a manter a parte cardiorrespiratória ativa, com sessões diárias de pelo menos 30 minutos, três vezes por semana.

Fazer um check up anual com um profissional de saúde, mesmo que a pessoa não tenha dores, também é importante.

Fale conosco

(19) 98156-3410 Limeira – SP [email protected] Facebook Instagram Linkedin Twitter